Projetando idéias, valorizando negócios.

Amsterdã terá ponte construída por impressora 3D

Confeccionada a partir de aço, a nova estrutura será “impressa” por robôs industriais de seis eixos

Conhecidas por transformar modelagens em três dimensões em objetos reais, as impressoras 3D já estão sendo usadas na construção civil. A novidade da vez é a nova ponte para pedestres que será construída em Amsterdã,Holanda. Confeccionada a partir de aço, a nova estrutura será “impressa” por robôsindustriais de seis eixos que são capazes de trabalhar com metais, plásticos emateriais compostos.

A iniciativa é uma parceria da startup holandesa MX3D com outras empresas do ramo de tecnologia robótica, como Laarman Lab, Heijmans e Autodesk. Para Joris Laarman, um dos responsáveis pela ideia, o projeto serve para mostrar que a impressão 3D chegou de vez ao mundo de grande escala.

A escolha do local também tem um significado especial.Amsterdã tem mais de 1200 pontes sobre seus canais, sendo que algumas são do século XVII. Assim, a estrutura metálica construída a partir de uma tecnologia moderna representará a perfeita união entre o passado e o futuro.

A ponte será impressa simultaneamente por dois robôs, um em cada extremidade. Ela servirá de passagem sobre um dos canais próximos ao centro, mas ainda não foi revelada a posição exata da estrutura.